CASACOR Minas 2019: Construção rápida, limpa e segura

Para a Casa Cor Minas deste ano, nós queríamos fazer um espaço que fosse um reflexo dos projetos que executamos em nosso escritório. Para tanto, era preciso fazer algo exclusivo e marcante. E foi exatamente isso que nós fizemos ao projetar o maior ambiente da mostra, com 250 metros quadrados, o Living.

Para execução do espaço, a Construtora Santa Rosa, empresa parceira do nosso escritório neste projeto, utilizou dois métodos construtivos: a treliça metálica e o steel frame.

Feita normalmente em aço, a treliça metálica é um elemento estrutural totalmente industrializado e, portanto, de montagem ágil. Além disso, tem como característica a criação de grandes vãos. O que garantiu o grande diferencial do espaço: um local sem barreiras, fluído que desse aos visitantes a agradável sensação de leveza e bem-estar.

Conhecido como “tecnologia a seco”, o método construtivo steel frame tem também como vantagem, entre tantas outras,  o curto prazo de execução em relação aos métodos tradicionais de alvenaria de tijolo comum e/ou bloco concreto.

A instalação e execução do steel frame é um processo bem simples e seguro, porém, existem critérios e cuidados a serem seguidos. Afinal, cada projeto tem uma arquitetura diferenciada, o que faz com que as cargas e esforços das estruturas variem sempre de um projeto para outro.

No Living foram utilizadas peças horizontais (piso e teto) fazendo a fixação da parede e peças verticais se travando nas peças horizontais. Trabalhando juntas. Fixadas. Enrijecidas. De tal maneira que o esforço gerado em uma peça foi transferido à outra até que, por fim, a carga foi dissipada.

 

A CASACOR Minas 2019 acontece até a 14 de outubro, no Palácio das Mangabeiras. Venha nos visitar!